segunda-feira, 20 de abril de 2009

EDUCAÇÂO

Povo educado, município próspero

“Nada como uma educação bem estruturada para se construir uma sociedade melhor”. Esse é o pensamento do prefeito Evilásio Araújo, que faz questão de investir nesse segmento e dar total apoio à equipe escolhida para compor a Secretaria de Educação (SEDUC). Equipe essa que, sob o comando da jovem secretária Ilka Paloma Barbosa Figueirôa, vem desenvolvendo um trabalho digno de aplausos.
A Educação Municipal está cheia de novidades. E uma que está tendo grande destaque é a inovação na equipe de Formação Continuada, que agora é composta por professores de Taquaritinga do Norte. Antes o município contratava educadores de outras cidades, o que gerava muitos gastos e até desvalorizava os profissionais locais. E foi percebendo essa problemática, que a Secretaria de Educação nomeou 17 professores da Dália da Serra para comporem tal equipe. “Para quê trazer de fora, se aqui temos grandes profissionais competentes para exercerem o ofício?”, argumentou Ilka Paloma. O método de avaliação dos alunos também sofreu significativas mudanças. Passando dos conceitos (DNC, DEC e DC) para as tradicionais notas de 0 a 10. “Tendo em vista os problemas causados pela avaliação através de conceitos, voltamos para as tradicionais notas. Mas não como antigamente, e sim com inovações”, revelou a secretária.
A Escola Gilzenete Guerra, do distrito de Pão de Açúcar, é um bom exemplo das inovações trazidas pela nova Educação Municipal. Já no mês de janeiro, sua estadualização foi regulamentada depois de um encontro entre as Secretarias Municipal e Estadual. Desde junho de 2008, que um acordo entre as duas secretarias havia migrado e instituição do município para o Estado. Mas isso estava apenas no papel. Na prática, tudo permanecia do mesmo jeito, já que a Gilzenete Guerra continuava a receber benefícios vindos do município. Hoje, tudo está regularizado. Taquaritinga fornece o prédio da escola e o Estado fica com algumas contratações de pessoal e a manutenção dos materiais para o desempenho das atividades escolares. “Para o município, as vantagens vêm através da contenção de despesas. Como a diminuição no número de contratações de professores”, afirmou o vice-prefeito Ivanildo Mestre. No final de março, essa escola ainda foi beneficiada com a aquisição de 100 carteiras escolares e 16 mesinhas para a educação infantil. Benefício que veio através da Secretaria de Educação.
Outra instituição que já não é mais a mesma é a Escola Municipal João Bernardino, da comunidade Lagoa do Jucá. Com o prédio todo rachado, piso quebrado e pintura destacada, os alunos estavam mal acomodados para o aprendizado. E foi em parceria com a própria comunidade que o Governo Municipal reformou o prédio, que hoje encontra-se novo e aconchegante para receber os estudantes de Lagoa do Jucá e comunidades vizinhas.

Formação Continuada e capacitações



Na abertura dos encontros de Formação Continuada, os professores receberam a visita do prefeito Evilásio Araújo, que enfatizou a importância da união entre a categoria. “Não vou perseguir ninguém. Preciso que todos trabalhem em união para a melhora da educação na nossa cidade”, afirmou. O secretário de Finanças, Jurandir Coelho, falou sobre a situação das finanças municipais. “É um propósito nosso pagar dentro do mês”, revelou. Na oportunidade, a representante do Sindicato Único de Professores da Rede Pública Municipal do Estado de Pernambuco (Sinduprom.PE), Luciene Cordeiro, orientou os educadores sobre seus direitos e deveres. E o carismático Jorge, da comunidade Kairós, fez uma reflexão religiosa e pregou sobre a necessidade do trabalho realizado com amor. “Não quer ser professor? Acha que ganha pouco? Então vá fazer outra coisa, mas não realize um ensino mal feito. Faça seu ofício por amor ou então deixe a vaga para outra pessoa”, aconselhou.
Durantes os encontros, com duração de 80 horas, os professores receberam instruções sobre primeiros socorros com o Corpo de Bombeiro e discutiram o tema “Saúde e Meio Ambiente”. Além de ter sido abordada a questão dos anos iniciais da Educação Fundamental e elaborado o planejamento anual, entre outras atividades. Mas as capacitações não ficaram limitadas aos encontros de Formação Continuada não. Ao longo desse primeiro trimestre, vários profissionais da Educação já se deslocaram a outras cidades para participarem de eventos que resultaram em inovações positivas ao ensino municipal.

Encontro Estadual com o MEC e a Undime


De 16 a 20 de março, a secretária Ilka Paloma participou do Encontro Estadual do Ministério da Educação (MEC) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) no Recife. O evento reuniu todos os dirigentes municipais de Educação dos Estados de Pernambuco e Paraíba, e objetivou, principalmente, apresentar a essas pessoas os programas e as secretarias do MEC. Cada dirigente recebeu um laptop (doado pelo MEC para os órgãos de educação), que veio gravado com documentos, manuais e legislações sobre todos os programas do Ministério da Educação. E ganhou, também, um kit com parte do acervo da TV Escola e com o projeto DVD Escola. Na oportunidade, foram realizadas as eleições para as presidências das Undimes de Pernambuco e da Paraíba. E foi organizada a Conferência Municipal de Educação, que acontecerá em Taquaritinga neste primeiro semestre. Falta apenas definir a data.