quarta-feira, 25 de março de 2009

Festa de São José movimenta distrito de Pão de Açucar

10 dias de comemorações religiosas e 7 noites de festividades profanas celebraram a Festa de São José, no distrito de Pão de Açúcar. Este ano o evento contou com uma nova estrutura e teve mais noites com atrações musicais, num misto de forró, seresta, música eletrônica e religiosa. Tudo isso, com uma reforçada segurança e assistência das equipes de saúde e do Samu, que ficaram de prontidão para possíveis emergências.
Com uma organização para ninguém colocar defeito, a festa reuniu um grande número de pessoas nos seus dias principais e ainda teve cobertura da TV Pernambuco. O cantor Bidinga do Acordeon abriu a programação de shows no dia 13, fazendo todo mundo arrastar o pé ao som da sua animada sanfona. No sábado (14), foi a vez do cantor Saulo Nascimento e da banda MPBaião alegrarem um público que preencheu as principais ruas da Capital da Malha. No dia 15, a festa foi comandada pela I Feijoada da Ação Social, com o show da banda Padauê. E à noite, o romantismo tomou conta do distrito com o cantor Cello Gomes.
Na quarta feira (18), a Capital da Malha foi passarela do II Pão de Açúcar Fashion, com desfiles de roupas comercializadas nas lojas do distrito, Santa Cruz do Capibaribe e Toritama. Foi um evento cheio de glamour, realizado na tenda eletrônica “O Cazarão”, montada no centro da festa. Já no dia do padroeiro São José, (19) Jô Lima e o Forrozão Fajopê espalharam seu forró romântico. No sábado (21), dia da tradicional procissão dos motoristas, centenas de carros e motos saíram da comunidade Placas rumo à igreja de São José num clima de fé e devoção. E para animar a noite, a banda Amor Perfeito deu seu show de carimbó, swing, calipso e muito carisma. E depois, a atração mais esperada entrou em cena, a banda Capim com Mel, com a sua mistura de forró antigo e universitário.
O domingo (22) marcou o encerramento das festividades. Logo pela manhã, as crianças pagãs receberam o sacramento do Batismo. Ao cair da tarde, as ruas do distrito foram tomadas por centenas de pessoas, que acompanharam a procissão de São José até a praça central. Lá foi montada uma estrutura inovada e aconchegante para a realização da missa, celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Bernadino Marchió. Na oportunidade, ele destacou a sua alegria em participar da celebração e revelou que em breve a igreja de São José passará por uma ampliação. “É muito importante que haja uma colaboração entre a comunidade católica e o poder público. Isso, além de ajudar a superar as divisões, cria um clima de fraternidade”, observou o Bispo.
Em seguida foi a vez da Banda Kairós animar os presentes com muita música, oração e demonstrações de fé. Finalizando, assim, mais um ano da tradicional festa do maior distrito da Dália da Serra.