quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Festa de Santo Amaro deixa saudades e bons números para a economia


Depois de dez noites, a festa de Santo Amaro se despede em alto estilo. Mesmo organizado em tão pouco tempo, o evento deixou o público satisfeito pela sua diversidade de atrações. E a economia local aquecida, tendo em vista a grande quantidade de pessoas que veio ao evento. Exemplo maior foi o público do último dia da festa, o 15 de janeiro. Mesmo sendo em uma quinta-feira, dia que antecede uma longa jornada de trabalho, a quantidade de pessoas superou as expectativas da organização do evento, chegando a mais de 20 mil na procissão e 30 mil nas atrações da noite.
Durante todo o dia 15, foi intensa a movimentação na cidade. Aliás, desde a véspera, todos os hotéis e pousadas ficaram lotados. Turistas de várias partes do Brasil e até de outros países vieram à Taquaritinga com os mais diversos objetivos: reencontrar parentes e velhos amigos, venerar o padroeiro da cidade, fazer preces, pagar promessas, conhecer gente nova... enfim. Os objetivos foram muitos, mas uma coisa todos tinham em comum, fazer da Dália da Serra um roteiro certo para as férias de janeiro.
A funcionária pública Geyse Miguel Souza, 23 anos, adquiriu com a mãe o hábito de participar da festa de Santo Amaro. Ela mora com a família no Recife, mas seu compromisso de estar em Taquaritinga no dia 15 de janeiro é sagrado. “Desde criança que todos os anos estou na festa de Santo Amaro. As únicas vezes que eu deixei de vir foi por causa do trabalho, e um ano que eu estava doente”, afirma a moça, que além de gostar da festa é devota do padroeiro de Taquaritinga. “Todos os anos eu vinha pedir ao santo para passar de ano na escola. E eu sempre conseguia”, confessa.
A mesma fé de Geyse em pedir graças ao santo, é a fé dos mais de 20 mil fiéis que acompanharam a procissão. Eram pessoas de pés descalços, vestidas de branco, com mortalhas, carregando pedras na cabeça... na hora de agradecer pelas bênçãos alcançadas, os fiéis não pouparam criatividade. O fim da procissão deu início à missa campal realizada pelo monsenhor Olivaldo, vigário geral de Caruaru. Em seguida, os fiéis fizeram seu louvor a Deus no show da banda Kairós, que se apresentou no trio elétrico Asas da América.
Mais tarde, o agito começou na tenda eletrônica O Cazarão. Ao tempo em que os amantes do pé-de-serra curtiram os shows de Marlene do Forró e da banda Rei do Cangaço no Arraial do Bardigão. E no Pólo das Dálias, a atração mais esperada da festa abriu a noite, o cantor Geraldinho Lins. Depois o axé invadiu a cidade no show de Asas da América. E para fechar o evento, a banda Afrodite apaixonou o público com o seu forró romântico.
E para garantir a segurança das pessoas que vieram prestigiar o evento, mais de 50 policiais e bombeiros estavam espalhados pela cidade. O que resultou em nenhum registro de ocorrência na delegacia móvel, instalada no foco da festa. Também durante as dez noites, a equipe da Secretaria de Saúde ficou num stand à disposição para prestar primeiros socorros, fazendo distribuição de camisinhas, aferindo pressão e conscientizando as pessoas na prevenção de doenças como dengue e tuberculose.